Sunday, July 29th, 2012 | Author:

O desenvolvimento da criança se dá desde o nascimento através do processo de aprendizagem. Apesar deste processo ocorrer de maneira natural, a estimulação é fundamental para que a criança tenha capacidade de expressar-se de forma mais eficiente no futuro. Contudo, a estimulação deve estar de acordo com a etapa do desenvolvimento que a criança se encontra, a fim de proporcionar novas descobertas e de maneira prazerosa.
O brincar pode ser uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo da criança, principalmente quando os pais fizerem parte da brincadeira.
O lúdico, ou seja, o brincar, inicia-se desde o primeiro mês de vida da criança, quando, por exemplo, o bebê responde com seu olhar ou segue com a cabeça a movimentação de um objeto próximo de sua vista ou mesmo, o movimento de suas mãos e pés. É a partir desses sinais que o brincar vai se configurando ao longo da infância.
Do nascimento aos quatro meses de vida, o bebê inicia o controle da cabeça e do tronco. Passa a fixar seu olhar por alguns instantes em objetos que se movimentam, que possuam contraste acentuado e cores primárias brilhantes. Gostam também de olhar para traços que representem o rosto humano, principalmente o da mãe. Neste período é interessante apresentar ao bebê objetos grandes e coloridos, como chocalhos e argolas. Apresente também texturas diferentes, como por exemplo, deixá-lo mexer com as mãos na farinha dentro de uma bacia. Aproveite a hora do banho para acariciar cada parte do seu corpo. Cante e converse com o bebê. O toque e som da voz passam segurança ao bebê, além de transmitir amor e carinho.
Entre quatro e oito meses ocorre uma evolução na mobilidade corporal do bebê e em suas habilidades manuais. Apresente brinquedos que façam barulho, que sejam coloridos e de diferentes texturas. Jogue objetos e o estimule a pegar. Brinque de esconder o rosto ou outros brinquedos. Deve-se lembrar que nesta fase, o bebê começa a colocar tudo o que brinca na boca. Por isso, é importante que os brinquedos tenham suas superfícies macias, sejam fáceis de lavar e de manter-se limpos (chocalhos que não possam ser quebrados, mordedores, bonecos e bichos de pano, por exemplo). Eles apreciam brincar com água. Aproveite para deixá-lo se divertir na hora do banho.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in